:: Juventude Ativa ICNV Abolição ::
Picture

  Discipular é...

   No cristianismo, discipulado é um relacionamento entre pessoas, onde os que já conhecem as Escrituras ensinam ( mestres ) aqueles que estão começando a caminhada de fé ( aprendiz ). Assim como Jesus fez com os discípulos, por isso o nome discipulado, pois o mestre repassa ao aprendiz os ensinamentos deixados por Cristo através dos estudos bíblicos, capacitando-o para também se tornar um mestre e assim ensinar outros novos aprendizes.
    Jesus é nosso grande mestre e é nosso principal exemplo a ser seguido, todo cristão deve honrar o nome de Cristo e repassar seus ensinamentos de forma idônea, clara e objetiva.
    O discipulado é o processo de formar vidas, ensinando-lhes um novo estilo de vida com base no evangelho do Reino. Portanto, um discípulo é alguém totalmente comprometido com o Senhor Jesus e com seus irmãos.
   O discipulado é um processo, que, assim como uma árvore inicia-se na semente, aguarde-se seu crescimento e no devido tempo colhe-se os frutos. Podemos dizer que no discipulado há quatro fazes principais. Ganhar – Consolidar – Discipular – Enviar.

1.      GANHAR
   O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio. (Provérbios 11:30)
   E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. (Mateus 4:18,19)

2.      CONSOLIDAR
   Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. ...Então os que lhe aceitaram a palavra foram batizados (Atos 2.38,41)

3.      DISCIPULAR
   Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. ( Mateus 28:19,20 )

4.      ENVIAR
   Então designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar...
(Marcos 3.14)

   
Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
(Marcos 16.15)   


 

  Levando outros ao crescimento espiritual

  Andar no caminho de Deus significa aceitar as prioridades dEle como nossas, mesmo sabendo que, com freqüência, elas são diferentes das nossas. Uma dessas prioridades é a de ajudarmos outras pessoas a crescerem espiritualmente.

  Em Neemias 1, vemos que ele colocou o bem-estar do povo de Deus acima de seu próprio bem-estar, e é isso que o Senhor espera de nós. Devemos ser pacientes e tomando conhecimento de qualquer tipo de pecado num novo servo de Deus, devemos interceder por essa pessoa, para que ela venha receber o perdão e a misericórdia de Deus e crescer em conhecimento e relacionamento com Ele, devemos orientá-la ao invés de julgá-la e condená-la.

  As escrituras são um guia para orientar a nossa vida de acordo com a vontade de Deus, conhecer a palavra e lhe obedecer traz alegria a nós e aos que nos rodeiam. Para ajudarmos outras pessoas a crescer em seu relacionamento com Deus, reconhecemos a importância da leitura das Escrituras, como fonte de compreensão e estímulo.

  Outras maneiras de ajudar as pessoas são: cultivando e espalhando a alegria do Senhor, comemorando regularmente o sucesso santo e o progresso espiritual, dedicar nosso trabalho ao Senhor, pois é Ele quem permite o progresso e o sucesso, criando um vínculo de amizade, pois se um cair o outro segura pela mão, saber ouvir as necessidades de seu companheiro e mostrar interesse em seus desafios.