:: Juventude Ativa ICNV Abolição ::

Viagem missionária - Leandro na Bahia

Picture
                 Projeto Evangelístico     Bonito- Bahia - Fevereiro 2011
                     Minha experiência na cidade de Bonito - Bahia:
   Retornei a Cidade de Bonito pela quarta vez desde 2008, a última vez que fui a esta cidade foi em 2009. Meu retorno já era esperado pela congregação Batista daquela cidade que me deu todo apoio, através dos seus membros em especial os jovens e a missionária Maria Mabel.
    A estratégia evangelística escolhida, foi fazer “cinema” de graça nas praças, na igreja. Os jovens e eu saíamos pelas ruas da cidade divulgando a sessão de filme pelo caminho enquanto divulgava o filme nós evangelizávamos as pessoas de casa em casa em casa e nos comércios.
    Projetamos filmes Cristãos como: Desafiando Gigantes, A virada, etc e sempre no final trazíamos uma palavra evangelística breve que pudesse associar a vida da pessoa com o filme e mostrar que todos precisamos tomar uma decisão na nossa vida Por Cristo assim como na história do filme, esta estrategia foi pensada para atrair  não Cristãos, pois um filme é deferente de convidar para um culto, não dizíamos que o filme era Cristão, e com isso tinhamos sempre um público com bastante não Cristãos. Também usamos os filmes para arrecadar alimentos, pedíamos quem pudesse pada doar um quilo de alimento, não era o ingresso para o filme, mas dezenas de pessoas contribuíram e conseguimos muitos alimentos para doação. 
            No povoado do “Núcleo Rural”, que já existe um trabalho consolidado da Igreja Batista com as crianças, foram feitas três tardes recreativas, onde as crianças aprenderam louvores infantis, lemos histórias, passamos o filme infantil “Aventuras da Garotada” e um trabalho de escovação de dentes com doação de produtos de higiene pessoal, com participação em média de 60 crianças, muitas mães também acompanham o trabalho e também ouvem a Palavra.
           O trabalho social desempenhado pela Congregação Batista é reconhecido até pela prefeitura e pelo Conselho de líderes Evangélicos da cidade. A prestação de serviços a população mesmo aos não membros é uma contante, através de várias parcerias com outras igrejas, missionários e empresários a Congregação promove palestras, atendimentos de saúde bucal, com esses trabalhos muitas pessoas já se converteram e tornam-se apoiadores dos novos trabalhos.
          Fiquei hospedado na casa da missionária Batista e a congregação Batista também foi fundamental com seu apoio, todos os bens da igreja que foram preciso foram cedidos, caixa de som, bancos, etc, com isso pude perceber melhor ainda o quanto é importante o apoio de pessoas com seu trabalho, tanto quanto a oferta, o trabalho missionário precisa de pessoas que ofertem a si mesmo, seja hospedando uma pessoa, cortando cabelo, dando uma palestra, cozinhando, emprestando o carro, seja um profissional formados ou dona de casa, sempre há algo que você faz muito bem e pode ajudar no trabalho missionário, e todos trabalhando juntos podemos fazer mais.
          Os jovens e adolescentes foram meus maiores ajudadores neste meu trabalho, todos quando estavam livres me ligavam, vinham me visitar para saberem em que poderiam ajudar, todos eles participavam em todos os trabalhos, saiam as ruas, evangelizavam e ajudavam em tudo que fosse preciso, os jovens e eu Também dirigimos alguns cultos onde a programação era específica para evangelismo.      
          O que mais me chama a atenção no perfil da cidade pequena do interior para uma grande capital é que as pessoas nos dão mais abertura, as relações são mais pessoais, mais próximas e menos comerciais e interesseiras. Eu tenho mais habilidade em evangelizar em contextos assim, receber um convite para entrar em qualquer casa, tomar um café e as pessoas se abrirem a gente. Em lugares assim, o nosso testemunho pessoal conta muito mais, pois as pessoas nos conhecem de perto, o bom é que temos muito mais chances de sermos amigos das pessoas  e mostrar o Evangelho no dia-dia.
          Apesar desta aparente facilidade, o analfabetismo, como diz o Pastor Rick Warren, é uma das principais dificuldades para a evangelização mundial, se juntarmos a isso, o misticismo, a feitiçaria e as misturas de crenças na cultura do Brasileiro, em especial no nordeste, é fundamental um bom preparo não só no conhecimento da Bíblia mas também de uma forma mais didática e acessível a pessoa. A cultura dela não pode ser ignorada, nossos costumes da “cidade grande” podem atrapalhar nossa convivência e relacionamento nesse contexto.
        Sempre há uma oportunidade para você trabalhar com missões, seja orando, contribuindo ou indo, eu ficarei muito feliz em poder contar novamente com seu apoio novamente das próximas vezes, principalmente se você quiser um dia viajar comigo e ficar o tempo que puder. A missionária Maria Mabel te receberá com muito prazer e hospedará quem quiser  apoiar o trabalho missionário naquela cidade.