:: Juventude Ativa ICNV Abolição ::

Oração:
Como, Onde e Porque Orar ?
 


(1 Ts 5:17) “Orai sem cessar”.
Oração no sentido religioso é a elevação da alma a Deus.
É uma conversa entre o cristão e o seu mestre, Jesus Cristo.
 

 

Picture
1) Oração:
Um mandamento de Cristo.

Jesus Cristo nos exortou a vigiar e orar, (Marcos 14:38) “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”.

Ensinou-nos também onde orar, (Mateus 6:6) “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará”.
Além do quarto, (aposento) apontou outro lugar,
(Lucas 19:46) “Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores”.

Hoje se fala muito em  orar no monte, mais o verdadeiro significado disto representa um lugar tranquilo, onde não somos tentados a distrações e barulhos, o problema esta em ir além disso.

 

Picture
2) Como orar?
A Bíblia ensina que devemos orar em todo tempo, mas a oração de joelho (ajoelhado) é a que mais encontramos em seus escritos.

a) Orar de Joelhos:

Examinemos alguns versículos a respeito: (1 Reis 8:54) “Sucedeu, pois, que, acabando Salomão de fazer ao SENHOR esta oração e esta súplica, estando de joelhos e com as mãos estendidas para os céus, se levantou de diante do altar do SENHOR”.
 

(Esdras 9:5) “E, perto do sacrifício da tarde, me levantei da minha aflição, havendo já rasgado a minha veste e o meu manto,
 e me pus de joelhos, e estendi as minhas mãos para o SENHOR, meu Deus”.

(Daniel 6:10) “Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora, havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer”.

Agora veremos no Novo Testamento:
(Lucas 22:41) “E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos,
 orava”.

(Marcos 1:40) diz: “E aproximou-se dele um leproso, que, rogando-lhe e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me”.

(Atos 7:60) “E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto,
adormeceu”.

(Atos 9:40) “Mas Pedro, fazendo-as sair a todas, pôs-se de joelhos e orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, assentou-se”.

(Atos 20:36) “E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos e orou com todos eles”.

(Efésios 3:14) “Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”.



b) Orar em pé:

Deus também ouve a oração em pé, (Lucas 18:13) “O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo:
Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador”! E Deus ouviu e atendeu sua oração.

c) Orar deitado:

Até deitado e virado para a parede podemos orar que Deus ouve, (Isaías 38:2) “Então, virou Ezequias o rosto para a parede
e orou ao SENHOR”. E o Senhor respondeu sua oração . Vejamos o que diz em (Isaías 38:5) “Vai e dize a Ezequias:
 Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias
 quinze anos”.

 

Picture
3) O que é prostrar-se?

Podemos orar prostrados? O que é prostra-se? Prostrar-se quer dizer; lançar-se por terra em reverência (Dic Michaelis). Todavia, podemos orar de todo jeito, porém quem está ajoelhado está prostrado.

Prostrar-se lançando-se ao chão está mais ligado a adoração, Josué prostrou-se e adorou, (Josué 5:14) “E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então, Josué se prostrou sobre o seu rosto na terra, e o adorou,
e disse-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo”

João também se prostrou para adorar,
(Apocalipse 19:10)
“E eu lancei-me a seus pés para o adorar, mas ele disse-me: Olha, não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Orar completamente prostrado (com a boca no pó) se faz quando estamos numa luta que embora estejamos diante de Deus não vemos como alcançar vitória. (Lamentações 3:29)



4)Por que orar?

Quando estamos orando estamos falando com Deus, fortalecendo a nossa fé para vencer as investidas de Satanás. Através da oração e fé alcançaram vitórias (Hebreus 11:33) “Os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões”. Venceram pela fé porque viviam em oração,temos em Ana um exemplo; (Lucas 2:36 e 37) “E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade, e era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia”.


Conclusão: Oremos em todo tempo, andando, assentados, em pé, deitado, ajoelhados, vivamos em oração sabendo que primeiro precisamos vigiar, não adianta orar e não vigiar. Vigiemos e oremos sem cessar.
 

Vigiemos e oremos sem cessar.